Notícias

Jovem autista inspira tema de livro

Obra que conta sobre a inclusão do insulano Carlos Eduardo, de 4 anos


26/04/2024 - Edição 2195

No mundo da literatura infantil, a voz das crianças autistas por diversas vezes é minimizada. No entanto, a professora de educação infantil Elisa Aguero desafia esse paradigma com o lançamento de seu livro "Kaê". Inspirada pela jornada de Carlos Eduardo Faencio, um menino de 4 anos diagnosticado com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Elisa mergulha nas experiências de Kaê em um ambiente escolar. 

A obra oferece uma visão sobre os desafios e vitórias do pequeno Kaê, enquanto ele descobre um novo mundo. Desde a dificuldade da comunicação até a busca por aceitação e inclusão, o livro lança luz sobre as complexidades enfrentadas por crianças autistas dentro de uma sala de aula. 

De acordo com Elisa, a ideia de escrever o livro veio após ter vivido o processo de inclusão do jovem Cadu, que enfrentou uma série de adversidades dentro da Creche Municipal Tauá. 

— Nós temos uma imensa literatura sobre inclusão, mas pouquíssimo material de inclusão voltado para bebês e crianças muito pequenas. Então, por ter vivido esse processo com o Cadu, me deu muito conforto para escrever sobre ele — explica Elisa 

Para Elisa, o grande objetivo com a obra é promover uma discussão sobre o processo de inclusão e acolhimento de crianças autistas nas escolas de uma forma leve e de fácil leitura. 

— Foi muito legal essa iniciativa da Elisa, pois chama a atenção para um tema que ainda é muito carente nos dias de hoje. E a história do meu filho ter sido a inspiração é um orgulho muito grande. Tem sido muito especial — conta Pamela Faencio, mãe do pequeno Cadu. 

O livro “Kaê” já está disponível para venda e pode ser adquirido pelos sites da Amazon, Submarino, Lojas Americanas, Shoptime e Estante Virtual. Outras informações, basta acessar o perfil @elisa__aguero no Instagram.